O que é e para que serve a NR 10

novembro 27, 2017/por Cássio Ferrer
O que é e para que serve a NR 10

O que é e para que serve a NR 10

Normas Regulamentadoras (NRs), NR-10

 

São poucas atividades arriscadas que necessitam de tantos cuidados preventivos como as de eletricidade. Por esse motivo, a NR-10 regulamenta a segurança.

O surgimento da NR-10

Como a eletricidade tornou-se indispensável à sociedade, cada vez mais se é necessário os investimentos em otimização e ampliação das instalações elétricas e consequentemente a contratação de mão de obra para a realização de serviços elétricos.

Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego através da Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, regulamentou a norma regulamentadora nº 10 (Instalações e Serviços de Eletricidade), que posteriormente foi reformulada pela Portaria n.º 598, de 07 de dezembro de 2004, titulou-se como a norma regulamentadora nº 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade).

O que é a NR-10?

Conheça o Treinamento de NR 10 da Poiani

Trata-se de um conjunto de procedimentos e requisitos da área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade com o objetivo de garantir condições mínimas de segurança e a saúde dos trabalhadores de forma direta e indireta.

Em quais empresas a NR-10 se aplica?

A NR – 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) é aplicável a todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados, assim como que desenvolvam atividades referentes às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Riscos existentes nas Instalações e Serviços elétricos

Os riscos são normalmente elevados, que podem levar de lesões de pequena a grandes. Mesmo quando expostos a eletricidades de baixa tensões, a eletricidade pode representar grande perigo. Sua ação mais nociva a saúde é a ocorrência do choque elétrico com consequências diretas e indiretas (quedas, batidas, queimaduras e outros, por esse motivo, as medida de controle coletivas e individuais são extremamente necessárias.

Mas o que são medidas de controle?

São todas as medidas preventivas para o controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, com análise técnica de risco para garantir a segurança e a saúde no trabalho. É importante também entender que as medidas de controle não devem se limitar a utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), deve-se levar também em consideração o treinamento e formação do profissional, a elaboração do mapa de risco e a identificação de riscos adicionais.

A descarga elétrica

O maior risco que existe no trabalho em eletricidade é de fato de uma descarga elétrica no colaborador. Dependendo das condições e intensidades da corrente, as consequências podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular, que muitas vezes pode levar á morte.

CATEGORIAS DE CHOQUE ELÉTRICO

Choque produzido por contato com circuito energizado;

Choque produzido por contato com corpo energizado;

Choque produzido por raio (descarga atmosférica).

Quer saber mais sobre a NR 10 e os treinamentos e reciclagens que a Clínica Poiani Medicina e Segurança do Trabalho oferece? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para apresentar todos os detalhes dos nossos treinamentos.

 

 

Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/nr-10-para-que-serve/