NR 12

NORMA REGULAMENTADORA

Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

        

DESCRIÇÃO

Esta norma regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores e estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. E ainda no que diz respeito á sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do dispondo nas demais normas regulamentadoras – NR aprovadas pela portaria nº 3.214, de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis. Conforme diz a norma, é importante lembrar que as máquinas devem atender aos princípios de falha de segurança, principalmente quando em fase de utilização.
PÚBLICO ALVO

Como fica evidente na leitura da NR 12, o maior ônus para a implementação na norma nos ambientes de trabalho fica a cargo dos empregadores, pois está sob sua responsabilidade adaptar ou substituir o maquinário que não atenda aos requisitos de segurança. Também é importante ao empregador promover ações de prevenção tais como manutenção preventiva e corretiva, treinamentos (de operação e de segurança) e gerenciamento de recursos pessoais e materiais, considerando que tanto a máquina quanto a equipe de trabalho têm um limite de produtividade que deve ser respeitado.

Por outro lado, os trabalhadores devem sempre respeitar as normas de operação e segurança que os empregadores estabelecerem.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

> Termos e Definições;

> Requisitos da norma;

> Arranjo físico e instalações;

> Instalações e dispositivos elétricos;

> Dispositivos de partida, acionamento e parada;

> Sistemas de segurança;

> Dispositivos de parada de emergência;

> Meios de acesso permanentes;

> Componentes pressurizados;

> Transportadores de materiais;

> Aspectos ergonômicos;

> Riscos adicionais;

> Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos;

> Procedimentos de trabalho e segurança;

> Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título, exposição e Utilização;

> Capacitação;

> Planejamento e Implementação dos cursos;

> Outros requisitos específicos de segurança;

 

HORAS
– 8 horas

 

Solicite já o seu treinamento